Ver mais cidades de PernambucoVeja todas as 34 cidades

Paulista

Paulista, lá na colonização, foi formada por grandes propriedades com terras doadas por Duarte Coelho ao seu cunhado Jerônimo de Albuquerque. Posteriormente, em 1698, o Engenho de Paratibe de Baixo e toda propriedade de Maranguape foi vendida ao mestre de campo Manoel Alves Morais Navarro, natural da Capitania de São Paulo de onde viera comandando um terço da primeira linha dos Palmares, passando assim a propriedade a ser conhecida como Engenho do Paulista, dando origem ao atual nome da cidade: Paulista.

No período de 1710 a 1715, foi criada a freguesia de Nossa Senhora dos Prazeres de Maranguape que passou a integrar as outras freguesias da jurisdição política de Olinda, tendo, em 1838, 4.978 habitantes. A chegada da República, em nada modificou a situação político-administrativa de Paulista, que foi conservada Vila integrando a jurisdição de Olinda de quem dependia economicamente.

O fortalecimento político-econômico da Região se dá por volta de 1904, quando a Família Lundgren compra a maior parte das ações de uma fábrica têxtil já existente no local de propriedade de Rodrigues Lima. Isto aliado à ascensão dos membros da família a cargos políticos.

Possui parque aquático temático Veneza Water Park com toboáguas de vários formatos, além de piscinas, rio de corredeiras, saunas, quadras esportivas, lanchonetes e restaurantes. Nos finais de semana, as praias do Janga, Pau Amarelo e Maria Farinha são visitadas por centenas de pessoas.

A cidade tem praias de águas calmas. De Maria Farinha partem várias embarcações que levam turistas para a Coroa do Avião, a Ilha de Itamaracá e o Canal de Santa Cruz.

Paulista ainda tem construções que recontam a história, com casarios e igrejas erguidas no período colonial. O Forte de Pau Amarelo, construído no século XVIII pelos portugueses. O forte está aberto à visitação diariamente.

Roteiros Turísticos

Conheça os melhores passeios em cada cidade
Cidade

Paulista

Traçar Rota

Direções

1Praia de Enseadinha

Anterior Próximo Fechar