Ver mais cidades de PernambucoVeja todas as 34 cidades

Agrestina

Agrestina surgiu às margens de um poço cavado por sertanejos retirantes da seca às margens do rio dos Torrões, ponto de parada dos foragidos da seca. Ganhou logo depois o nome de Bebedouro, pois era ponto de parada para bebida dos homens e animais que trafegavam pela região.

Foi encontrada às margens do poço do Bebedouro uma imagem de Santo Antônio talhada em porcelana portuguesa e com detalhes em ouro. Isto foi visto como um milagre e a diocese instituiu este santo como padroeiro de bebedouro, instalando ali uma capela em sua homenagem.

Em 11 de setembro de 1928 (data em que se comemora seu aniversário) com o nome de Agrestina, desmembrando-se do município de Altinho.

A cidade ainda possui comunidades quilombolas (formadas por descendentes de ex-escravos foragidos) como as de Pé de Serra dos Mendes e a de Brejinho de Cajarana berço da Mazurca, uma Dança cultural mista de escravos e índios quase desaparecida no Brasil.

Como atrações turísticas, a cidade tem praças, açudes, matas e trilhas, além de ser polo da Cavalgada do Chocalho, que acontece sempre no primeiro fim de semana de novembro, e da tradicional festa de Nossa Senhora do Desterro que acontece dia 1 e 2 de Fevereiro há 85 anos na mesma data; além de vaquejadas, festas juninas e quermesses em vilas que mantém a tradição cultural da região.

Roteiros Turísticos

Conheça os melhores passeios em cada cidade
Cidade

Agrestina

Traçar Rota

Direções

1Cachoeira da Serra

Anterior Próximo Fechar