Ver mais cidades de PernambucoVeja todas as 34 cidades

Vitória de Santo Antão

Data de 1626 o início do povoamento de Vitória de Santo Antão. Em 1645 já existia no local uma capela e um pequeno povoado. Com a invasão holandesa, a localidade foi ocupada, tendo-se travado a Batalha das Tabocas entre luso-brasileiros e o povo flamengo no dia 03 de Agosto de 1645.

Administrativamente é formada pelos distritos sede e Pirituba e pelos povoados de Cidade de Deus, Engenho Cachoeirinha e Engenho Pitú.

O Carnaval de Vitória de Santo Antão é um dos mais animados da Zona da Mata pernambucana. A tradição carnavalesca na cidade é a rivalidade entre os grupos de Carnaval, reunindo cerca de 100 agremiações. A disputa maior ocorre entre os clubes O Camelo e O Leão. O amarelo e azul do Leão e o vermelho e verde do Camelo não se misturam. Na festa, os moradores dividem as opiniões e se transformam em verdadeiros torcedores fanáticos. Há quem se pinte, se vista ou enfeite a fachada da casa com a cor do clube predileto. Os desfiles acontecem no domingo e na terça de carnaval.

Além da folia do Carnaval, a cidade ainda conta com o Vitória Fest no meio do ano, com a mesma animação da época de Momo. Trios elétricos e os clubes de frevo animam a festa que recebe milhares de pessoas de todo o estado.

Animação é mesmo a palavra preferida dos moradores de Vitória. A cidade ainda tem a Festa das Tabocas, a Exposição de Animais e também a festa do padroeiro, Santo Antão. Outra atração do município é a vaquejada do Parque Major Expedito, uma das maiores e mais conhecidas do Estado. 

Roteiros Turísticos

Conheça os melhores passeios em cada cidade
Onde se Hospedar
Onde Comer
Telefones Úteis
Cidade

Vitória de Santo Antão

Traçar Rota

Direções

1Igreja N Sra do Rosário

Anterior Próximo Fechar