Ver mais cidades de PernambucoVeja todas as 34 cidades

Paudalho

A cidade de Paudalho

A cidade de Paudalho

A história sobre Paudalho data de há milhares de anos. As primeiras incursões ao território que hoje constitui o município vem do primeiro século da colonização portuguesa. Afirma o historiador Pereira da Costa que por ali andavam traficantes de pau-brasil - madeira abundante nas florestas da região - os quais, todavia, não se fixavam no local.

A ocupação humana de forma organizada teria sido iniciada por volta de 1591, através dos elementos indígenas reunidos por padres franciscanos, que formaram a aldeia de Miritiba. Aos primitivos habitantes juntou-se o colonizador, e o povoado ingressou em uma fase de desenvolvimento. O plantio da cana-deaçúcar foi outro grande propulsor no desenvimento da cidade. 

A denominação Paudalho originou-se de uma árvore, de cheiro semelhante ao do alho, existente próximo da margem direita do Capibaribe. Até hoje há conservação pela Prefeitura local. 

Paudalho tem como principal atrativo o Engenho Ramos, com sua Capela de Nossa Senhora da Luz abrigando a imagem de São Severino, tida como milagrosa (romarias no período de setembro a janeiro). Na casa dos milagres, anexa à capela, está exposto um grande número de ex-votos, registros de reconhecimento dos fiéis pelas graças alcançadas. A religiosidade do município também está retratada pela presença de muitas igrejas e capelas, além do Mosteiro de São Francisco. 

Não poderíamos esquecer dos engenhos, com suas antigas casas-grandes e capelas; a Ponte de Itaíba, do séc. XIX, inaugurada pelo Imperador Dom Pedro II; o Bosque de Pau-Brasil; a fábrica de beneficiamento do sal, instalada em prédio do séc. XVIII; a estação ferroviária (1891); os antigos casarões do início deste século, com detalhes ou fachada em azulejos portugueses; a casa de farinha do Engenho Açougue Velho; o açude zumbi; a estação acerola, com seus doces e sorvetes à base da fruta; barragens, mirantes e praças.

Roteiros Turísticos

Conheça os melhores passeios em cada cidade
Onde se Hospedar
Onde Comer
Telefones Úteis
Cidade

Paudalho

Traçar Rota

Direções

1Mirante da Capela

Anterior Próximo Fechar