Ver mais cidades de PernambucoVeja todas as 34 cidades

Jaboatão dos Guararapes

Localizada em uma posição privilegiada, colada ao Recife, e fazendo divisas com cidades como São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, Jaboatão dos Guararapes é uma das mais importantes da Região Metropolitana. Seu povoado foi fundado por Bento Luiz de Figueiroa, proprietário do Engenho São João Batista, em 1593. 

Jaboatão guarda no seu histórico a resistência contra o dominador holandês durante as batalhas travadas nos anos de 1648 e 1649, nos Montes dos Guararapes - berço da nacionalidade brasileira - hoje, Parque Nacional dos Montes Guararapes - e as marcas da sua vitória com a expulsão dos invasores. Por ter sediado as principais batalhas contra os holandeses na então Capitania de Pernambuco, a cidade se proclama como o berço da pátria.

Com 363 hectares de extensão, o parque é formado por três morros: Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura. Do parque é possível se apreciar a vista da cidade de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. No local encontra-se até hoje uma das mais importantes e cobiçadas Igrejas do Estado: Igraja Nossa Senhora dos Prazeres (conhecida como Igreja dos Montes Guararapes). Os Montes Guararapes são administrados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Exército. Lá existe um belíssimo Mirante e um espaço cultural, com maquetes e painéis alusivos às batalhas.

Jaboatão oferece também oito quilômetros de orla, igrejas seculares e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.

O município ficou conhecido também como moscouzinho, por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947. 

Roteiros Turísticos

Conheça os melhores passeios em cada cidade
Onde se Hospedar
Onde Comer
Telefones Úteis
Cidade

Jaboatão dos Guararapes

Traçar Rota

Direções

1Monte dos Guararapes

Anterior Próximo Fechar